Caso de Sucesso NCR – Da lona na estrada à empreendedora de sucesso

Dircilene Nunes | Tanguá – RJ


Há 16 anos, Dircelene Nunes não podia imaginar como o negócio dela iria crescer e se desenvolver. Sua produção, que antes era vendida em uma lona à margem da BR-101, hoje alimenta alunos nas escolas e é vendida no comércio local. Olhando para trás, ela relembra os obstáculos do início da caminhada e comemora o presente, graças ao aperfeiçoamento profissional adquirido por meio do Negócio Certo Rural e do SENAR-Rio. Dircelene trabalha com agricultura familiar desde 2001, quando começou a plantação de banana e inhame junto com seus filhos Deivison e Gerlane em Tanguá, região metropolitana do Rio de Janeiro. Não era nada fácil:

“Como se trata de uma propriedade de difícil acesso, transportar os produtos era tarefa desanimadora, tudo feito através de um burrico.”

Sem local fixo de comércio, os alimentos germinados na propriedade da família eram vendidos em uma lona estendida na beira da estrada BR-101. A primeira mudança na vida dos Nunes surgiu em 2009, quando participaram do Projeto PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, do Sebrae. A horta  agroecológica no terreno da família rendeu participações em feiras e eventos, além de abrir portas para a venda dos produtos no comércio local.

Na busca por mais conhecimento no setor da agroindústria, a produtora realizou diversos cursos no SENAR-Rio. Dircelene aumentou a escala de sua produção e, por isso, passou a vender também para merenda escolar. Os negócios iam bem, mas sua veia empreendedora não parou de pulsar. Dircilene comprou um desidratador e iniciou a sua produção de bananas passas e doces cristalizados, junto com geleias e doces artesanais. “Com isso conseguir agregar renda”, ela conta.

Em 2016, a produtora ingressou no Negócio Certo Rural, que abriu ainda mais os seus olhos para processos e ferramentas de gestão. Ela confessa que a parte administrativa não era uma prioridade sua, mas percebeu que esse universo oferece instrumentos essenciais para o desenvolvimento eficiente de seu negócio.

“Aprendi no NCR que a parte administrativa completa meu negócio e que é tão importante quanto a produção. Precisam caminhar juntas. Consigo planejar para o presente e para o futuro, tudo baseado no que aprendi nos cinco encontros e nas duas consultorias.”

2018-03-21T14:59:51-03:00 terça-feira, 20 de março de 2018|