Jovem Aprendiz realizado com a Biovert em Silva Jardim está na fase final do contrato

Realizada em parceria do SENAR-Rio com a Empresa Biovert e o Sindicato Rural de Silva Jardim, a turma de Jovens Aprendizes entra na reta final de suas atividades.

Durante dois anos, os jovens participaram da turma de Aprendizagem em Viveirista Florestal, cumprindo 800 horas de carga horária, divididas em conteúdos básicos e específicos para a atividade, e depois 400 horas de pratica profissional, em duas instalações da empresa.

A principal atividade desenvolvida pela Biovert é a produção de mudas de espécies nativas, com prioridade ao bioma Mata Atlântica. O módulo de prática profissional foi realizado em seu viveiro de produção de mudas, localizado em área própria com mais de 9.000.000m² de floresta nativa, em Silva Jardim – RJ.

Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o manejo, colheita, secagem, beneficiamento, armazenamento e semeaduras, praticando nas estações de trabalho.

A bióloga Úrsula Taveira, monitora responsável pelos jovens na empresa, falou da experiência do Programa e Aprendizagem desenvolvido:

“Ter os jovens atuando conosco nas estações de trabalho foi um momento muito gratificante para todos os trabalhadores que de alguma forma, auxiliaram no treinamento e supervisão destes jovens. Principalmente, observando o cumprimento das normas de segurança no trabalho. A preocupação com a segurança dos jovens nas estações de trabalho é primordial a todos nós, desde da chegada e durante a aula na empresa eles estão sempre sob supervisão. Acredito que eles sentirão falta e nós também. Esperamos que possamos despertar neles uma vocação profissional“.

Raquel Lima, Coordenadora do Programa de Aprendizagem, conversou com os jovens sobre esta reta final do Programa, o término do contrato de trabalho, explicando sobre os seus direitos e sobre a experiência de Jovem Aprendiz que eles levarão em sua vida profissional e educacional:

“Alguns jovens neste momento ficam tristes pelo dinheiro que vão deixar de receber, e sabemos que é um grande auxilio, muitas vezes, para a família, mas tenho a certeza que logo, logo, vão recordar muitos conhecimentos adquiridos durante o programa, não somente questões técnicas, mas as amizades feitas que contribuíram par ao aprendizado em um relacionamento interpessoal, o cumprimento de horários, regras de conduta e tantos outros ensinamentos para o Mundo do Trabalho que em breve estarão”.

2018-03-23T11:36:53-03:00 sexta-feira, 23 de março de 2018|