SÉRIE ESPECIAL: Cuidando do Meio Ambiente

Em nossa segunda matéria comemorativa do Mês do Meio Ambiente, o SENAR Rio de Janeiro apresenta:

As Práticas Sustentáveis na Cafeicultura Fluminense

Seja no inverno ou verão, o café é muito apreciado no dia a dia dos brasileiros. Os grãos cultivados da região serrana ao noroeste fluminense, são reconhecidos pela excelente qualidade e aroma intenso, além dos mais diversos sabores, com inúmeras variações de corpo e acidez, garantindo um sabor ainda mais especial a qualquer hora do dia.

No mês do Meio Ambiente, vamos juntar o orgulho de falar do nosso café produzido em solo fluminense, com o orgulho das práticas sustentáveis aplicadas à sua produção.

O Estado do Rio produz cerca de 16 mil toneladas de café por ano e, só em 2019, o setor movimentou cerca de R$ 89 milhões. Hoje, nossa cafeicultura é mais racional, com práticas menos agressivas ao meio ambiente, contribuindo para grãos livre de produtos fitossanitários, qualidade de água na propriedade, conservação do solo e um melhor manejo de resíduos sólidos.

Em entrevista com o Engenheiro Agrônomo, Hugo Siqueira, assessor técnico do SENAR Rio, foi possível conhecer as práticas sustentáveis e sua aplicação em propriedades com sistema convencional de produção:

“Muitas das práticas sustentáveis são realizadas em propriedades que seguem um sistema convencional de plantio. É importante destacar que não é por que é um sistema convencional que quer dizer que o produto é contaminado. Dentre as tecnologias aplicadas ressalto uma delas que é o uso das variedades resistentes a ferrugem, reduzindo assim o uso de produtos fitossanitários na lavoura ou até deixando de ser utilizado. São muitas as variedades pesquisadas que além de resistentes são também produtivas.”

No áudio abaixo, ouça um pouco mais de nossa entrevista com o Engenheiro Agrônomo, Hugo Siqueira, sobre as práticas sustentáveis em nossa cafeicultura:

Hugo Siqueira

Como vimos e ouvimos, a cafeicultura do estado do Rio possui uma série de práticas que proporcionam Cuidados com o Meio Ambiente. Venha conhecer como o SENAR Rio de Janeiro, por meio de seus treinamentos gratuitos, auxilia o produtor a conciliar aumento de produtividade e alto desempenho com práticas sustentáveis.

Treinamentos Cafeicultura CH   Certificação
Beneficiamento do Café 16
Colheita do Café com Derriçadeira Mecânica Costal 16
Cultivo de Plantas Industriais – Café/ Adubação e Calagem 16
Cultivo de Plantas Industriais – Café/ Colheita  e Preparo 16
Cultivo de Plantas Industriais – Café/ Controle de Pragas e Doenças 16
Cultivo de Plantas Industriais – Café/ Formação de Mudas 16
Cultivo de Plantas Industriais – Café/ Recuperação de Cafezais 16
Cultivo de Plantas Industriais – Café/Plantio e Formação de Cafezais 16

 

Para conhecer um pouco mais sobre a ATeG – Cafeicultura ou participar de nossos treinamentos, procure o Sindicato Rural mais próxima ou entre em contato conosco: ead@senar-rio.com.br ou fique atento as nossas redes sociais.

2022-06-10T11:20:58-03:00 sexta-feira, 10 de junho de 2022|