Casimiro de Abreu recebe Circuito de Produção Artesanal de Alimentos do Rio

A cidade de Casimiro de Abreu foi a primeira a receber o Circuito de Produção Artesanal de Alimentos do Rio, uma iniciativa conjunta entre o SENAR Rio e Sebrae RJ com apoio dos Sindicatos Rurais de Casimiro de Abreu e Silva Jardim. O objetivo é fortalecer e aprimorar a gestão dos pequenos negócios no setor de produção artesanal alimentos de origem vegetal dos empreendimentos rurais dos produtores da região.
A programação teve início no dia 1º de abril, no Centro Comunitário Lions Club, e contou com a participação de 25 produtores rurais. A abertura foi conduzida por Marcelo Trindade, pedagogo do SENAR Rio, que destacou as tendências de mercado pós-pandemia.

“O Rio de janeiro é um grande mercado consumidor. As pessoas estão muito mais conscientes em relação aos alimentos, buscam produtos de origem vegetal de qualidade e segurança alimentar, sem abrir mão do sabor e qualidade. Outra tendência de mercado é o apoio à economia local, alimentos produzidos e beneficiados localmente em empreendimentos rurais. Nossos produtores precisam saber para onde os consumidores estão indo, e se antecipar, chegar lá primeiro para atender as demandas com produtos alimentícios artesanais com qualidade e segurança alimentar”, reforçou.

A programação do Circuito Produção Artesanal de Alimentos do Rio se estenderá por dois meses, a partir da aula inaugural, com uma série de cursos presenciais e conteúdo on-line. Dentre os temas abordados estão Gestão de Negócios, Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos (BPF), Produção Artesanal de produtos derivados da mandioca, molhos, antepastos, conservas, doces, geleias, compotas e Rotulagem Nutricional, com foco no melhor aproveitamento dos insumos e características dos produtores da região.
O programa irá percorrer todos os municípios do Estado do Rio com vocação de produção vegetal. Para saber mais e se inscrever procure o Sindicato Rural mais próximo.


Saiba mais sobre o circuito, clicando aqui: https://bit.ly/circuitodeproduçãorural

2024-04-03T21:03:51-03:00 quarta-feira, 3 de abril de 2024|